5 motivos para fazer uma P.O.C.

Olá!

P.O.C. – Proof Of Concept(Prova de Conceito) é um experimento que realizamos a fim de testar um cenário técnico, processos e viabilidade de uma tecnologia. Saiba mais neste link

Imagine que você recebeu do seu cliente, uma demanda de software, onde envolve a utilização de uma API de pagamentos, e seu time de desenvolvimento nunca trabalhou com esta tecnologia, então seria o cenário perfeito para fazer uma P.O.C. para aprender na prática sobre a API de pagamentos.

Ou seja, a P.O.C. é um experimento que produz muito aprendizado, com ciclo curto e atrelado a resolver algum desafio de negócio (de escopo muito mais amplo)

Vamos ver abaixo, 5(cinco) motivos para fazer uma P.O.C. (em minha opinião).

1.Hardware dedicado envolvido

catracas

Vamos imaginar que seu time de desenvolvimento precisa construir um software para uma academia, e neste local precisa de uma catraca, que deveria ser controlada por seu software e seu time nunca trabalhou com este tipo de catraca. Este é um ótimo cenário, pois envolve um hardware dedicado(a catraca, no caso).

Desta forma ao fazer a P.O.C. para aprender sobre a catraca, ele estaria ganhando experiência com o equipamento e com isso a construção do software para academia, ficaria mais previsível(no tocante a catraca, pelo menos)

Alguns tipos de hardwares dedicados, no quais eu faço P.O.C.

  • Painéis de senha
  • Impressoras fiscais
  • Coletores de dados
  • Máquinas industriais
  • Sensores/IoT
  • Catracas

2.Viabilidade técnica com muitos caminhos

Desenvolvimento Mobile

Você precisa resolver um problema da área de negócios, e existem diversas tecnologias concorrentes.

E se você tivesse que construir um Aplicativo Mobile, que tivesse como premissa acesso ao GPS, câmera e Bluetooth para realizar suas funções primárias. E seus times apontassem várias soluções(caminhos) técnicas, por exemplo:

  • RAD Studio
  • Android Studio
  • Xamarin
  • OutSystems

Veja neste cenário, 4 ferramentas que poderiam atender as premissas, então Qual escolher?

Uma P.O.C. poderia ajudar nesta escolha.


3.Integrações entre sistemas

integracoes

E se fosse necessário integrar o ERP da sua empresa a uma solução de terceiros, e esta integração fosse via “troca de arquivos” textos, por exemplo – arquivo CSV (sim, isto ainda existe – e ninguém te conta)

A P.O.C. seria uma ótima forma de realizar a integração, para sentir o nível de dificuldades, validar o layout, testar performance e etc.


4.Primeiro contato com a tecnologia

primeirocontato

Em sua empresa, você utilizam tecnologia de banco de dados relacional, por exemplo: SQL Server, Oracle ou MySQL, e surge a necessidade de utilizar um banco de dados noSQL, como o MongoDB.

Ou seja, seria o primeiro contato do seu time com a tecnologia noSQL, através do MongoDB.

Eu faria uma P.O.C.


5.Clarear requisitos

luz

Quando o seu cliente não entende muito bem o que ele deseja, e quando o time também tem dúvidas técnicas sobre algum ponto do projeto/produto.

Neste cenário, eu gosto de fazer um brainstorm para obter um entendimento mínimo do problema(sob a ótica de negócio), e se o time tiver alguma dúvida técnica, ou sobre performance, ou sobre o comportamento, eu faria a P.O.C.

Até a próxima

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s