Olá!
Em tempos de trabalho remoto e alta tecnologia proporcionando muitas facilidades, a boa e velha conversa cara a cara, funciona cada vez melhor.
Claro que podemos utilizar diversas ferramentas que permitem ligações/video conferência, mas nada ainda se compara, a conversar olho no olho, tomando um bom café, por exemplo.
Em muitos casos, utilizar a tecnologia de chamada em grupo ou video, funciona, consegue promover alinhamento, mas parece falta algo? E para você?
E o e-mail? ainda tem vez? Particularmente, gosto de utilizar como registro formal do que foi conversado cara a cara.
Nem tudo são flores na conversa cara a cara, principalmente para que isto ocorra, alguém vai ter que deslocar fisicamente – e se for nas grandes capitais, o transito é um desafio, mesmo se você escolher um momento “fora do horário de pico”. Por outro lado, este deslocamento(quando realizado por aplicativos de carona – Uber, 99, Cabify) pode proporcionar que o profissional durante o trajeto, “trabalhe em outros assuntos”.
As conversas cara a cara, são muito ricas e proporcionam um entendimento mais amplo da situação, pois você acaba tendo contato com o “habitat da outra pessoa”.
Eu destaco ainda a questão da utilização de quadros brancos ou flip charts para rascunhar ideias/fluxos – para mim é um super recurso(simples), muito barato, funcional e fantástico!
Aprendi esta forma, quando vi a imagem abaixo.
Espero que após visualizarem a imagem acima, as pessoas entendam o PODER das interações presenciais para discutir e resolver problemas de forma colaborativa.
Não deve ser a toa que o Manifesto Ágil coloca com seu primeiro valor
“Indivíduos e interações mais processos e ferramentas”
Por uma mundo mais colaborativo, com interações presenciais(respeitosas e cordiais) para produzir resultados melhores.
Mas nada contra as interações virtuais, acredito que o melhor seja combinar ambas as formas!
#mindsetcolaborativo
#borainteragir